"Reafirmando que a diversidade cultural é um valioso patrimônio para o avanço e bem-estar da humanidade como um todo, e que deve ser valorizada, desfrutada, genuinamente aceita e adotada como característica permanente que enriquece nossas sociedades" (Declaração de Durban, 2001)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

I Roda de Memória da Ilha dos Marinheiros: O modo de fazer Jurupiga

Dia 20 de junho, às 19 horas no Salão Comunitário São João na Ilha dos Marinheiros, aconteceu a I Roda de Memória da Ilha dos Marinheiros: O modo de fazer Jurupiga, juntando produtores e seus familiares para conversar, trocar informações e principalmente contar suas histórias e memórias em relação a este patrimônio imaterial da localidade e da cidade.
Com o objetivo de fortalecer a lei 6.972/2010, que salvaguarda o modo de fazer jurupiga como patrimônio cultural imaterial de Rio Grande, a roda contou com a colaboração dos produtores de Jurupiga Hermes da Silva Dias e Rosângela Maria da Costa Dias. Estiveram presentes 14 produtores e familiares e 10 estudantes de história, que juntos conheceram um pouco mais do primeiro patrimônio imaterial da cidade.
Foi discutido que o modo de fazer jurupiga tradicional consiste em “quebrar” a uva (pisando ou utilizando-se de um quebrador ou esmagador a manivela ou elétrico), retirando este primeiro líquido considerado a “nata” da uva antes que fermente, pois assim mantém sua doçura natural; após este processo, adiciona-se de 17% a 20% de álcool e se deixa a mistura nos tonéis ou pipas por cerca de 3 meses para que ela se torne homogênea e o líquido cristalino. É bom ressaltar que uma boa jurupiga deriva de uma boa uva, e que o mesmo processo produz jurupigas de gosto diferenciados – um produto artesanal nunca sai igual ao outro.
 A Roda integra o projeto “O modo de fazer Jurupiga: inventário, registro e salvaguarda de uma produção artesanal”, de autoria de Helissa Renata Gründemann, integrante do Programa de Extensão Comunidades FURG – COMUF PROEXT/MEC/SESu, coordenado por Jean Baptista (ICHI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário