"Reafirmando que a diversidade cultural é um valioso patrimônio para o avanço e bem-estar da humanidade como um todo, e que deve ser valorizada, desfrutada, genuinamente aceita e adotada como característica permanente que enriquece nossas sociedades" (Declaração de Durban, 2001)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Patrimônio, Memória e Resistência da Comunidade LGBT


A partir de reuniões abertas ao público para criação da disciplina História da Homofobia na graduação em História em 2010, gerou-se uma série de ações em combate à homofobia no campus da FURG e nas escolas da região.

Resultados: Stonewall-FURG 2010; Pesquisa histórica sobre a comunidade LGBT; Ações contra homofobia; estímulo para formação de coletivo estudantil Camaleão; palestras e oficinas em escolas sobre diversidade afetiva. 

Próximas Ações: Campanhas de combate à homofobia intra e extra campus universitário; curso de formação para professores Diversidade na Escola; Roda de Memória contra a homofobia em Rio Grande.



Algumas ações:


No evento "Vivências em Arco-Íris", palestra de Jean Baptista na escola Pelotense em 28 de junho de 2012, sobre as pesquisas que revelam a história da homofobia no extremo sul do Brasil:



Palestra do integrante do COMUF, Tony Boita, para o curso de magistério da escola Assis Brasil, em 17 de maio de 2012, na cidade de Pelotas, sobre a relação entre Patrimônio e a comunidade LGBT:


A ação do dia 28 de junho de 2011, realizada pelo COMUF, teve o objetivo de integração e de promoção da diversidade que procurou, além de contar um pouco da história do movimento LGBT, fazer uma reflexão sobre o evento "stonewall" e construir coletivamente a primeira bandeira da diversidade da FURG. A bandeira foi estendida no Centro de Convivência, de onde dois dias depois desapareceu:





Mais fotos podem ser encontradas acessando aqui., para notícia acesse: http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6&noticia=38896

Primeira reunião LGBT da FURG para construção da disciplina História da Homofobia, a ser introduzida no curso de história, em maio de 2011:


Nenhum comentário:

Postar um comentário